top of page

Holding: Você sabe o que é uma holding e para o que ela serve?

  • Foto do escritor: Vanessa Bonotto
    Vanessa Bonotto
  • 29 de set. de 2022
  • 1 min de leitura

A holding é uma sociedade matriz gestora de participações sociais, que exerce controle sobre outras empresas. A expressão vem do verbo inglês “to hold” que, na tradução livre, significa segurar.


O objetivo principal é o controle, o gerenciamento de uma ou mais empresas. Logo, por ser sócia majoritária dos negócios, é ela que toma as decisões que determinam a gestão, por isso também pode ser chamada de holding empresarial.



Além de poder gerir mais de uma companhia, a sociedade holding pode gerir empresas de diferentes áreas. Por isso, a sua principal função é permitir que uma empresa e seus diretores possam exercer influência e, até mesmo, controlar outras empresas, que serão chamadas de subsidiárias.


Dentre as principais atividade de uma holding é possível citar:

  • Manter o controle das operações de uma empresa – seja de forma direta ou através de influência no conselho de acionistas;

  • Monitorar as ações de outras companhias em que há participação acionária – sejam essas empresas com ações na bolsa de valores ou não;

  • Facilitar o processo de herança: com uma holding pré-estabelecida, fica mais fácil passar os bens aos descendentes após o falecimento;

  • Melhorar a produtividade: ao invés de ter uma organização de empresas complexa para se manter, cria-se uma holding com subsidiárias, facilitando o sistema operacional dos negócios.



Esse modelo de empresa é cada vez mais comum no Brasil, já existindo no país uma grande variedade desse tipo de companhia.


Gostou do nosso conteúdo? Deixe sua curtida e compartilhe esse post!

Komentari


(55) 99686-1990

©2022 por Bonotto & Dorneles Advocacia. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page